Entrar Brain on track

Esqueceu-se da sua password

O que é o brain on track


O Sistema Integrado de Monitorização Cognitiva é um sistema que possibilita o acompanhamento longitudinal do desempenho cognitivo. Consiste na realização regular de um conjunto de testes através da internet, sem necessidade de deslocações. Periodicamente é enviada uma mensagem para o telemóvel a recordar a realização do teste, que será efetuado em dois dias consecutivos. Os resultados são registados e analisados. Sempre que se verifique algum decréscimo no desempenho o doente é orientado para uma consulta especializada.


Quando é importante

A identificação atempada de alterações cognitivas nem sempre é fácil. São muitas vezes detetadas tardiamente, na história natural das doenças, quando já muito evidentes ou irreversíveis. A existência de um registo individual de desempenho ao longo do tempo permite a detecção precoce de alterações, favorecendo a sua correcta abordagem. É particularmente útil nas seguintes situações:

  • queixas de dificuldades cognitivas no adulto normal

  • acompanhamento de doentes em risco para desenvolvimento de défices cognitivos (doenças específicas, efeitos laterais de tratamentos ou medicação)


Quais as vantagens do uso deste sistema?

  • As monitorizações são feitas através da internet, sem necessidade de deslocações.

  • Os custos associados são baixos.

  • A avaliação seriada do desempenho cognitivo é uma estratégia mais robusta de aferição do real desempenho de cada indivíduo. São valorizadas todas alterações em relação ao melhor nível de desempenho individual previamente registado.

  • Ao contrário dos modelos clássicos que assentam em avaliações transversais, é menos vulnerável a influências internas e externas que frequentemente alteram o desempenho cognitivo.